segunda-feira, 28 de maio de 2007

LETRA D - Dicionário Prático de Termos Urbanísticos

Declaração de Responsabilidade de Técnico Autor
Exercício literário, de difícil elaboração e rigor linguístico; pode ser recusado por erros de pontuação.
O tal respeito pela responsabilidade do autor aguarda publicação de legislação específica.

D.E.F. ( Disfunção endémica fatal )
É o resultado da acção de uma bactéria de última geração: ataca sobretudo os serviços públicos, impedindo a tomada de decisões claras e em tempo útil.
Os afectados pela bactéria designam-se por Def’s.
… a minha filha chama-lhes “ tecla 3” e eles ainda não perceberam porquê…

Democracite
Consequência degenerativa da Democracia onde toda a gente se torna especialista de tudo, em qualquer momento e a qualquer propósito.
Particularmente grave e aguda quando ataca os serviços públicos, as comissões e alguns “ media “.
Alastra sem controle nos inquéritos públicos, dando lugar a um dos principais e mais acarinhado dos desportos lusitanos: os bitaites da bancada geral.
Neste momento há uma universidade americana a estudar a viabilidade de lançar no mercado um novo jogo de apostas, tipo “ Totoloto do Biscaite “.
Acompanha bem com febras de porco e tinto carrascão.

Desconstrutivismo
Calma, calma, … calma: aqui não se trata de um momento apenas destinado a uma elite intelectual onde se analisa a obra de Peter Eisenman, Jacques Derrida, Morphosis ou Zaha Hadid, para citar os mais recentes e mediáticos.
É muito mais simples: trata-se apenas de uma técnica, de carácter invasivo e difusão endémica que conduz a que um projecto não seja conduzido a lado algum, pelo menos durante três anos.

Direito à informação
Programa humorístico, muito apreciado na RTP África.

Deferimento tácito
Olha-me este …

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho que falta aqui, pelo menos, um termo tão do agrado dos burocratas autárquicos:

DENEGAÇÃO – Acto de denegar, contestação, desabonação. Ou, quando aplicada em linguagem jurídica: recusa em reconhecer a exactidão de um facto alegado ou de um argumento articulado pela parte “adversária”.
Acto muito do agrado de certos ditos “técnicos autárquicos” e que pode facilmente ser neutralizado através da entrega de uns rectangulozinhos de papel esverdeado, passados por debaixo da mesa. Nestes casos, o paladar pode ser melhorado juntando-se-lhes uma embalagem de JWalker … black label.

Anónimo disse...

Com ou sem gelo?

Anónimo disse...

Aplicação contínua - Interpretação asneirenta aplicada muitas vezes, ou pelo menos aquelas necessárias para explicar ao executivo que vão conseguir convencer o IGAT que a lei afinal mudou. Já antes aplicado pelo Dr. Vale e Azevedo, sobre a mentira dita duas vezes.
 
António Sala - Conceituado ordenador do território, conhecido pelo apresentador do  "Jogo da Mala" da Emissora Católica, e que é das Eminências mais idóneas para fazer o PIN, podendo mesmo suplantar qualquer Ex. dirigente da Quercus, dependendo claro da qualidade da Pele.