quinta-feira, 12 de março de 2009

PRÉMIO SECIL 2008- NUNO BRANDÃO


O arquitecto Nuno Brandão Costa, é o vencedor do Prémio Secil Arquitectura 2008 com o edifício administrativo e de mostra “Móveis Viriato”, na Rebordosa, Porto.
Com esta escolha o Júri pretende fazer sobressair dois aspectos importantes para a prática profissional contemporânea: a disciplinar, cumprida pelo rigor construtivo e de desenho da obra em causa; a social e pública, por abordar um programa comercial nem sempre entregue a arquitectos.
O edifício está inserido numa paisagem industrial e menos qualificada, mas demonstra a capacidade da arquitectura transformar a envolvente, um dos seus princípios fundadores.
Nuno Brandão Costa nasceu em 17 de Fevereiro de 1970, no Porto. Ingressou no Curso de Arquitectura no ano lectivo de 1988/89, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) tendo concluído em Julho de 1994.
Realizou um estágio curricular no âmbito da licenciatura, entre 1992 e 1993, como colaborador no gabinete “Herzog & de Meuron, archiktekten”, em Basileia na Suiça.
Recebeu, entre outros, o Prémio revelação e mérito “Jornal Expresso / SIC – 12 anos”, em Novembro de 2004 e foi Finalista Prémios Jornal Construir 2007, em Junho de 2008.
Entre os vários trabalhos como autor distinguem-se os projectos para a Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal de Caminha, Reitoria da Universidade do Porto e Câmara Municipal de Vendas Novas.

Sem comentários: