segunda-feira, 13 de abril de 2009

ILHA DE QUARTEIRA


(mapa de 1671)

O post de hoje resulta de uma vontade antiga de saber, de conhecer a história de Quarteira.
Dos relatos ouvidos (a ilha dos Cães) e das informações que se vão recolhendo, por vezes, é possível mostrar um puzzle, mesmo que este apresente mais peças em falta do que preenchidas.
Aqui juntamos uma cópia de um mapa antigo do Algarve (dada pela Esmeralda e pelo Rui) e um estudo sobre Quarteira de Luis Fraga da Silva, Investigador de história Territorial, membro do “Campo Arqueológico de Tavira”.
Na reprodução que fizemos do mapa, vê-se a marcação de uma ilha (pintada a amarelo), bem maior que a Ilha de Faro, em frente da costa, virada a poente correspondente à distância desde o que é hoje a Quinta do Lago até à ribeira de Quarteira, ou seja Vilamoura. Segundo alguns historiadores, a antiga Quarteira, vila piscatória e de comércio de sal, foi fundada em 504 a.C. E situava-se em frente da actual cidade, no local a que os pescadores chamavam “Presa da Eira”, tendo desaparecido submersa pelo marmoto de 1755.
Publicamos agora parte do estudo de Luis Fraga da Silva, com a autorização do autor e que pode ser consultado na íntegra no blog “
Imprompto”.


"Geografia costeira antiga
A ribeira de Quarteira terminava então num enorme páleo-estuário interior, limitado a Ocidente pela falésia do Outeiro do Casão e a Oriente pelo Cerro da Vila, que formava uma pequena península interior. O fundo do estuário atingia a área da actual quinta de Quarteira e a transgressão marítima ocupava a Oriente as áreas arenosas até Quarteira-Velha. Uma notícia do Séc. XVII, refere uma séria de ilhas entre Albufeira e Faro, destacando uma cuja ponta se chama Pedras Negras, ao largo (Pedro Texeira, Descripción de las costas y puertos de España, 1634): Adelante della aze la costa vna plaia en la qual está la villa de Albufeira. Tanbién en esta ensenada ay muncha pesca de atunes, que en toda esta costa los ay en gran número, rematándose esta dicha plaia con vna punta por junto a la qual se entra en el mar vn riachuelo. Y en la orilla de la parte del leuante de el se sigue la costa baxa y con vnas yslas junto a ella que sólo se diuiden de la tierra por vnos angostos canales de agua. Son todas estas yslas que uan seguiendo toda esta costa al leuante de arena. Y la punta de la primera que queda referido se llama Piedras Negras. Vna legua por entre la ysla y la tierra está vna torre que llaman Torre de la Quarteira. Della a otra legua se entra en la barra y puerto de la çiudad de Faro.(in El Atlas del Rey Planeta, Ed. Felipe Pereda et alii, Nerea, San Sebastián 2002, p. 342, fol. 56r)"

2 comentários:

José Eduardo Sousa disse...

Meu caro João, parece-me que, atendendo á localização do Cabo Santa Maria no mapa, a ilha pintada a amarelo corresponde ao que hoje chamamos Praia de Faro. Interessante também é que em conversa com o meu avô, homem de avançada idade, imensa sabedoria, e algum conhecimento, este disse-me que a essa zona era chamada a Ilha dos Cães desde um tempo muito remoto. Admitamos que a Ilha de Quarteira, Ilha dos Cães e a Praia de Faro correspondam á mesma zona geográfica, até porque existe um documento do século XVII que relata um assalto á cidade de Faro, perpetrado por aquilo a que se convencionou chamar piratas, que entraram por uma barra que teria existido do lado poente do que é a Praia de Faro. A existir essa barra, temos uma ilha. Se se chamava de Quarteira ou dos Cães, não sei. Sei que essa tua pesquisa é muito interessante, qualquer trabalho que sirva para manter a memória de onde viemos é excelente. Será que estamos a falar do mesmo espaço geográfico, ao invés de um desaparecido no século XVIII?

João Carlos Santos disse...

Caro João Pedroso,
O seu tópico acabou por manifestar em mim, uma tremenda felicidade. Pelo facto de existir pessoas em Quarteira que ligam a estas questões.

Contudo, o que me leva a escrever este comentário é a pertinência do tópico, pois poderemos estar a reescrever ou a descobrir alguma da história da nossa cidade.

Se observar este mapa do ano de 1762, vai encontrar a localização de Quarteira e em frente da mesma aquilo que parece ser uma ilha.
http://img530.imageshack.us/img530/6994/mapauo0.jpg
Corrobora,a informação presente ns mapas que colocou no blog.

Esta situação é normal, pois há vários milhares de anos que esta zona do Algarve se anda afundar, devido ao movimento das placas tectónicas.

A questão deverá ser a seguinte, Será que o fenómeno que levou ao avanço do mar sobre essa "ilha" será mais recente do que pensamos?

O certo é que está uma "cidade" romana ali no fundo, e atrevo-me a falar com segurança em Quarteira Romana.

Tem aqui um tópico muito interessante, se um dia fosse possível conversarmos seria muito interessante.

Abraço,
João Santos