segunda-feira, 26 de maio de 2008

LE CORBUSIER

(Villa Savoye)
Quando em 1930 se naturalizou cidadão francês e lhe perguntaram pela profissão, Le Corbusier respondeu “Letrado”.

Passados 120 sobre o seu nascimento, o Museu Berardo, organiza a primeira grande exposição em Portugal, deste arquitecto cuja produção criativa passou também pela pintura, design, escultura, cinema e literatura.
Le Corbusier é considerado um dos maiores arquitectos do séc. XX, pela forma radical e inovadora (à época) de fazer arquitectura.
(Chaise longue)
Entre 1942 e 1948, após ter estudado a arquitectura da Grécia antiga e a medida grega do homem, desenvolveu um sistema de modulação que publicou com o nome de “Modulor”, baseado na razão de ouro e nas dimensões médias humanas, tendo estabelecido 183 cm como altura standart.
Le Corbusier fez projectos para diversos paises para além da Europa, nomeadamente Argélia, Estados Unidos, India, Brasil e Argentina, tendo as viagens a estes dois últimos marcado fortamente as suas obras posteriores.

(Litografia "Composição II")

Na exposição agora inaugurada em Lisboa, podem ver-se maquetes dos seus projectos, pinturas, esculturas, desenhos, peças de mobiliário e objectos da sua colecção particular.
Foi também elaborada uma lista de 23 obras candidatas a património mundial da UNESCO.

Sem comentários: