sexta-feira, 4 de abril de 2008

SEGURANÇA


Entrou em casa, depois de mais um dia de trabalho, chuvoso, a corrente de ar ao abrir a porta apaga o lume do fogão onde a filha mais velha aquecia o leite para os cereais. De repende o vento investe rasgando o toldo que num ápice fica em tiras que chicoteiam a janela partindo o vidro deixando o caminho livre para a chuva entrar. A tempestade provoca o corte de energia e ouve-se a avó na casa de banho a esbarrar contra a porta sem ver nada. O filho mais novo corre para ajudar mas a velocidade é interrompida ao pisar o tapete que desliza corredor fora, só parando o puto de rabo no chão contra a porta ao fundo. Entretando o cão ladra vigorosamente no meio da confusão.

Quando se fala de segurança numa casa, o pensamento salta quase sempre para o cenário de assaltos sendo que o maior perigo para os habitantes não seja este mas os acidentes que acontecem no interior e que podem, muitas vezes, ser evitados. Os métodos de protecção para as crianças já começam em muito a ser conhecidos e utilizados.
Hoje em dia já existem muitos sistemas no mercado que ajudam a evitar ou a minimizar muitos dos perigos caseiros, sistemas esses que podem ser implementados em fase de projecto/obra ou em casas existentes.
Chek up de segurança:
Risco de incêndio
-retirar da proximidade de uma fonte de calor (lareira, fogão, aquecedor, velas, quadro eléctrico, etc) tecidos, madeiras, cortiças e outros materiais facilmente inflamáveis.
-Instalar, detectores de incêndio nos tectos das zonas de risco.
-Ter em casa um extintor
-Ter na cozinha uma manta igni-fuga, que até não é cara.
-Instalar uma porta corta-fogo na cozinha
-Instalar um estabilizador de energia eléctrica para em caso de descargas de corrente mais fortes não haver risco de “rebentar” com os aparelhos eléctricos
Risco de quedas (atingem principalmente crianças e idosos)
-escadas protegidas com portão
-degraus anti derrapantes, pode ser feito no material do degrau ou aplicando uma fita auto colante
-barras de apoio na banheira (semelhantes às que se usam nas casas de banho para deficientes) -Iluminação de presença nos compartimentos interiores, corredores e escadas
-redes finas de borracha sob os tapetes para não escorregarem
-retirar os fios eléctricos que por vezes atravessam o chão
Outros riscos
-instalar detectores de fuga de gás, colocá-los ao nível do rodapé. Estes pequenos aprelhos dão um sinal de alerta e ao estarem ligados à rede cortam o abastecimento do mesmo.
-Nos toldos de lona instalar um sistema que detecta a velocidade do vento e que a partir de certo grau recolhe automaticamente o toldo. O mesmo se aplica aos estores que de forma automática são fechados.
-As fugas de água ou rebentamento de canos, também podem ser minimizadas com um detector
Tremor de terra
-Retirar das paredes junto das camas objectos pesados como quadros, móveis de tectos, prateleiras
-Não colocar cadeiras ou sofás debaixo de candeeiros de tecto pesados.

Em caso de acidente, activar um plano de emergência enquanto aguarda o 112.

Sem comentários: