sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ÁLVARO SIZA VIEIRA

(foto oficial)

Álvaro Siza Vieira recebeu ontem em Londres a 'Royal Gold Medal for Architecture 2009', atribuída pelo Royal Institute of British Architects.
"Arquitectura magistral" foi a expressão usada pelo júri para justificar a entregado prémio ao arquitecto português.
Siza Vieira obteve a consagração internacional em 1992 quando recebeu o Prémio 'Pritzker' considerado o Nobel da Arquitectura. Em 1998 recebeu a Medalha 'Alvar Aalto', do nome do prestigiado arquitecto finlandês, e em 2001 o 'Wolf Prize in Arts', conta ainda com três prémios Secil (1996, 2000 e 2006).
As obras mais destacadas de Álvaro Siza incluem as famosas Piscinas de Leça da Palmeira, a Casa de Chá da Boa Nova e a Igreja de Santa Maria em Marco de Canavezes, o Pavilhão de Portugal da Expo 98, o Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, Espanha, a nova sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, Brasil e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Lleida, na Catalunha, Espanha.

MICROGERAÇÃO

A poupança e utilização de energias não poluentes começam a estar na primeira linha das preocupações de cidadãos e dirigentes, tendo o governo português aprovado à pouco um conjunto de medidas excepcionais de contratação pública aplicáveis à aquisição de bens e serviços entre os quais a Energias renováveis, eficiência energética e redes de transporte de energia. No próximo dia 2 de Março irá realizar-se um wokshop com o título “MICROGERAÇÃO”, com o objectivo de divulgar boas práticas e apresentar soluções técnicas e financeiras destinadas à utilização de fontes de energia alternativas, a utilizar por empresas, municípios e familias.
NERA – Loteamento Industrial de Loulé – 2 de Março – 14h.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PARA LER E CHORAR POR MAIS

Bom dia Almeida:
Em primeiro lugar fico grato pela consideração
manifestada pelo blogue do Atelier Pedroso.
Não sendo um blogue de intervenção (quer local, quer regional),
ficamos satisfeitos por saber que os nossos posts
de alguma maneira podem ser interessantes e/ou úteis.
Quanto aos recomendados, para além do teu que frequento e cumprimento pela seriedade http://ssebastiao.wordpress.com/, aqui vão:

- sobre futebol, o incontornável e provavelmente melhor blogue
do
país sobre esta matéria:http://antonioboronha.blogspot.com/
- sobre escrita solta ( ainda que ande um pouco parado ): http://xarouco.blogspot.com/
- de um humor corrosivo mas sem dúvida apetecível para irmos sabendo "novas" do burgo:http://www.quiosquedacamila.blogspot.com/
- sobre história antiga do algarve e de leitura muito interessante: http://arkeotavira.com/
- p'rós lados de Faro a preferência vai para:http://adefesadefaro.blogspot.com/
- imperdível pelo humor:http://naocompreendoasmulheres.blogspot.com/
De momento, esta é a selecção, sem menosprezo por outros que de momento não me ocorrem ou que já foram recomendados.
Grande abraço

João Pedroso

As regras deste selo, que são:
1- Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” que você acabou de ganhar!

2- Poste o link do blog que te indicou.

3- Indique 10 blogs de sua preferência.

4- Avise seus indicados.

5- Publique as regras.

6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

7- Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com,

Juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação.
Caso os blogs tenham publicado o selo e as regras correctamente,

dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B …!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

TURISMO EM TEMPO DE CRISE


O turismo é essencial a Portugal, entre outras coisas, porque, esfalfadas as remessas dos emigrantes, constitui uma fonte de captação de receitas externas, ie, de exportação.
De acordo com a DG Turismo a balança de turismo foi 4303 m€ em 2008 (Jan a Nov).
As receitas foram 7031 e as despesas 2727 m€. Muito positivo, portanto.
O que vai acontecer nos próximos tempos? É isso que interessa.
De acordo com o Barómetro Mundial do Turismo da OMT (Jan.09)

(…)
- Em consequência, e prevendo-se que o cenário de crise económica se prolongue para 2009, a OMT perspectiva para o turismo internacional, em 2009, uma estagnação (0%) ou mesmo um ligeiro declínio (-1% a -2%).
Como estas são antecipações gerais dão-nos apenas uma imagem geral. Não nos dizem o que vai acontecer ao turismo na Europa, nem em Portugal, nem no Algarve. E, por outro lado, nas actuais condições de instabilidade é natural que as previsões ainda sejam menos úteis e que sejam agravadas por uma necessidade – politicamente correcta – de puxar para o optimismo.
É de antecipar uma contracção do turismo em Portugal nos próximos anos. Como vemos pelo gráfico, a crise de 2001 levou à queda prolongada das dormidas na hotelaria até 2004, o ano do Euro. Depois houve uma recuperação deste indicador até 2007. Em 2008, a tendência foi já de queda.

TURISMO: DORMIDAS NA HOTELARIA (e média móvel de 12 meses)
milhares
A crise global é o factor que temos mais à mão para antever esta quebra. E chega para poder arrastar o sector por uma fase complicada, porque quando é preciso fazer cortes as despesas de turismo estão na parte de cima da lista.
A somar à crise há também a taxa de câmbio. Se o euro se apreciar a capacidade de atracção relativa da Zona Euro será afectada e vice-versa.
Mas nem tudo será mau. Por um lado, o petróleo parece que não vai levantar a cabeça tão cedo e isso permite que as viagens não aumentem de preço, favorecendo o turismo. Ou seja, a própria crise gera mecanismos de compensação via redução da inflação que permitem que os rendimentos não sofram uma erosão inflacionista tão grande. Por outro lado, haverá sempre um efeito de substituição, ie, destinos mais afastados e mais caros podem ser substituídos por destinos mais próximos e mais baratos e isso favorece alternativas turísticas europeias. Por fim, há um esforço da generalidade dos governos para não deixar cair a actividade económica, para não destruir o tecido produtivo. A forma mais imediata de olhar para isto é esperar benesses do Allgarve mas também pode ser por outra via: os governos europeus - por exemplo o espanhol que vê a economia em muito maus lençóis e ainda tem dinheiro no bolso – podem ser levados a suportar mais o turismo social, o que não seria má ideia para os nossos hotéis, em especial, na época baixa.
Uma parte do futuro próximo liga-se com a capacidade de resposta do sector a aspectos específicos como mercados de origem e/ou segmentos menos afectados, capacidade de comprimir margens, etc. Mas isso deixo para quem percebe.
Luis Rosa

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ARCO 2009

(Pedro Calapez)

A Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid está aberta até 16 de Fevereiro.
Esta edição da ARCO tem como país convidado a Índia contando com a presença de diversas galerias e artistas da arte contemporânea hindu.
9 galerias portuguesas estão presentes na feira entre as quase 250 de 31 países.


MINA DO SAL

UM CASO ÚNICO
A Mina de Sal Gema de Loulé, situada na Campina de Cima, é uma das únicas da Península Ibérica, tendo surgido aquando da mutação geológica que resultou na separação entre a Europa e África, que criou o Mar Mediterrânico, há 250 milhões de anos, ainda antes da era Jurássica.
Após a sua descoberta há cerca de 50 anos, foram sendo escavadas galerias a poder de dinamite, picaretas, martelos pneumáticos e posteriormente com uma máquina de perfuração a que chamavam “roçadora”, a uma profundidade de 230 a 260 metros, abaixo do nível do mar. Dos cerca de 40 km de túneis era retirado o sal-gema de grande pureza (teor superior a 90%) que não serve para utilização na alimentação humana mas muito procurado em várias áreas industriais.
Sendo o maior espaço subterrâneo visitável em Portugal torna-se agora um atractivo turístico, tendo sido apresentado há pouco tempo um projecto (Sal da Terra) que assenta em três vertentes fundamentais: uma área para serviços de “storage”, isto é para armazenagem documental, um Parque Temático/Museu do Sal e a criação de um hotel com quartos e SPA.
A armazenagem documental- Surge dadas as condições naturais da mina para a preservação de documentos a longo prazo devido ao clima interior ser seco e fresco, com temperaturas amenas, pelas extensas áreas disponíveis e por ser um local protegido contra roubos e desastres naturais como sismos ou inundações.
Museu e Centro de Interpretação e Divulgação do Património Geológico e Mineiro- Contendo três espaços distintos: um museu com a exposição das máquinas e equipamentos utilizados ao longo do tempo nesta mina, um espaço de projecção de audiovisuais sobre a história do sal e uma área educativa e lúdica.
O Hotel/S.P.A.- Será um hotel temático, um pouco na linha do Hotel do Gelo, na Suécia, alicerçado na própria estrutura da mina. O SPA e um centro de terapia e bem-estar têm em vista tirar partido das condições naturais dos benefícios do sal para a saúde, nomeadamente para as doenças respiratórias. O projecto prevê ainda salas de conferências, espaços para exposições, concertos de música, cinema ou teatro.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ESQUIÇO

Álvaro Siza Vieira - desenho


Há muito tempo atrás um atelier de arquitectura possuía um conjunto de objectos, materiais e peças de mobiliário que o dotavam de uma ambiência particular. Fazia ainda parte desta ambiência o modo como as pessoas se apropriavam do espaço, o modo de partilhar o conhecimento e a informação, as sensações e emoções associadas ao acto criativo.
No estirador, alto, de madeira, passávamos horas intermináveis, massacrando os lombares até ao limite.
Com os instrumentos havia uma relação muito física, táctil, cuidando sempre da posição em que se encontravam ou mais propriamente, cuidando sempre de os colocar na posição correctamente equilibrada para suporte do traço.
O esquadro e o compasso bastavam para desencadear uma pluralidade de imagens que a imaginação arduamente tinha de descodificar até encontrar aquele momento onde tudo se compunha sob a calma da harmonia da composição.
A lapiseira ( Caran D’ Ache de preferência ) constituía o veículo subtil que ligava o pensamento ao traço que, umas vezes fácil, outras árduo, ia enchendo o papel de esquiço com linhas e mais linhas, algumas eliminadas pela borracha branca ( Rotring ) sempre à mão.
Pensamento, composição, traço, esquiço…arduamente até ao desenho final.
Bons tempos …