sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

MINA DO SAL

UM CASO ÚNICO
A Mina de Sal Gema de Loulé, situada na Campina de Cima, é uma das únicas da Península Ibérica, tendo surgido aquando da mutação geológica que resultou na separação entre a Europa e África, que criou o Mar Mediterrânico, há 250 milhões de anos, ainda antes da era Jurássica.
Após a sua descoberta há cerca de 50 anos, foram sendo escavadas galerias a poder de dinamite, picaretas, martelos pneumáticos e posteriormente com uma máquina de perfuração a que chamavam “roçadora”, a uma profundidade de 230 a 260 metros, abaixo do nível do mar. Dos cerca de 40 km de túneis era retirado o sal-gema de grande pureza (teor superior a 90%) que não serve para utilização na alimentação humana mas muito procurado em várias áreas industriais.
Sendo o maior espaço subterrâneo visitável em Portugal torna-se agora um atractivo turístico, tendo sido apresentado há pouco tempo um projecto (Sal da Terra) que assenta em três vertentes fundamentais: uma área para serviços de “storage”, isto é para armazenagem documental, um Parque Temático/Museu do Sal e a criação de um hotel com quartos e SPA.
A armazenagem documental- Surge dadas as condições naturais da mina para a preservação de documentos a longo prazo devido ao clima interior ser seco e fresco, com temperaturas amenas, pelas extensas áreas disponíveis e por ser um local protegido contra roubos e desastres naturais como sismos ou inundações.
Museu e Centro de Interpretação e Divulgação do Património Geológico e Mineiro- Contendo três espaços distintos: um museu com a exposição das máquinas e equipamentos utilizados ao longo do tempo nesta mina, um espaço de projecção de audiovisuais sobre a história do sal e uma área educativa e lúdica.
O Hotel/S.P.A.- Será um hotel temático, um pouco na linha do Hotel do Gelo, na Suécia, alicerçado na própria estrutura da mina. O SPA e um centro de terapia e bem-estar têm em vista tirar partido das condições naturais dos benefícios do sal para a saúde, nomeadamente para as doenças respiratórias. O projecto prevê ainda salas de conferências, espaços para exposições, concertos de música, cinema ou teatro.

Sem comentários: