quinta-feira, 21 de maio de 2009

DIA DA ESPIGA


Por cá hoje é feriado, bom dia para contar histórias.

TRÊS ESPIGAS

Três espigas encontram-se à beira da mesma mó. Uma de centeio, outra de trigo e a terceira, uma grande espiga de milho.
Todas muito antipáticas umas para as outras.
Dizia o trigo para o centeio:
– Chega-te para lá, centeio centeiaço
que tu não fazes as funções que eu faço.
Ao que o centeio lhe respondia:
– Cala-te lá, trigo espadanudo
que tu não acodes ao que eu acudo.
Mas o espigão de milho era o mais ralhão:
– Caluda! Tudo caluda!
Vocês não são como eu graúdas,
vocês não são como eu barbudas,
vocês não são como eu folhudas,
vocês não são como eu rabudas.
Calem-se lá, espigas miúdas
suas choninhas, suas lingrinhas,
suas fuinhas, caras bicudas,
comigo não fazem vocês farinha!
As outras iam para responder, mas a mó pôs-se a trabalhar...
E não é que a farinha delas e de outras mais, de centeio,
de trigo e milho, foi parar a uma padaria – veja-se a
coincidência! – especializada, precisamente, em belos pães
de mistura?
Provei um, ainda quente, barrado com manteiga.
Estava óptimo!"

António Torrado

Sem comentários: