terça-feira, 12 de janeiro de 2010

QUE ESTRANHA FORMA DE VIDA

Em 1963, um habitante de Derinkuyu (na região da Capadócia, Turquia), demolindo uma parede da sua casa, descobriu que detrás da mesma se encontrava una misteriosa habitação; esta habitação comunicava com outra, e outra… Por acaso tinha descoberto a cidade subterrânea de Derinkuyu, cujo primeiro nível deve ter sido escavado pelos hititas por volta de 1400 a.C..
Actualmente estão descobertos 20 níveis subterrâneos.

A cidade foi utilizada como refúgio por milhares de pessoas que viviam no sub-solo para se protegerem das frequentes invasões que sofreu a Capadócia e também pelos primeiros cristãos.


As galerias têm espaço para pelo menos, 10.000 pessoas que se podiam trancar em três pontos estratégicos deslocando portas circulares de pedra.
Derinkuyu tem um túnel de quase 8 km que conduz a outra cidade subterrânea , Kaymakl.
As “casas” são suficientemente grandes para conter uma família, os seus animais domésticos e o armazém de alimentos.
Nos níveis recuperados foram identificados estábulos, refeitórios, uma igreja (de planta cruciforme de 20 por 9 m, com um tecto com mais de 3 m de altura), cozinhas , adegas, lojas de alimentação, uma escola, numerosas habitações, incluindo, um bar.
A cidade beneficiava da existência de um rio subterrâneo; tinha poços de água e um bom sistema de ventilação (52 poços de ventilação).

Sem comentários: