terça-feira, 22 de janeiro de 2008

LETRA G- Dicionário Prático de Termos Urbanísticos

Garantia dos particulares
Ora aqui temos mais um belo termo de natureza astro-física, muito utilizado em sessões públicas...e outras. O problema é que normalmente vai para reciclagem intemporal… pôr no papelão, por favor…

Gaveta
Designação ainda não incluída no léxico do Código do Procedimento Administrativo… mas deve estar para breve, considerando a “praxis“. Em linguagem comum significa que o teu processo está para análise mas não sabemos o que fazer… paciência meu caro… p’ró ano que vem talvez haja novidades.
Outro script: sabemos que a Lei em vigor vai estar em revisão (sabem eles…) e, portanto, ainda que a actual esteja em vigor o melhor é esperar, … blá, blá, blá, … Para os mais distraídos e/ou coleccionadores fica a informação: na Quinta de Marim há gavetas de alta qualidade.

Gravar
Adorava gravar algumas das conversas, comentários e considerações ouvidas em reuniões de atendimento público (e outras): as bacoradas são mais que muitas, mas neste país as gravações não autorizadas são crime… e não autorizar gravações é a norma.
Quem tem cu tem medo, diz o Zé Povinho…
E quem é honesto?... pergunto eu.

Gambozinos
Espécie cinegética, sem perigo de extinção, invasiva e alimentada com recursos infindáveis nos corredores da Administração… e nós a apanhá-los, sem perceber bem porquê. O problema é cobrar ganbozinos ao cliente: não os quer nem fritos, nem grelhados, nem em escabeche…embora os empatocratas e outros que tais se entretenham a elaborar as mais fantasiosas teorias sobre este assunto…à conta do Estado, claro.

Génio
Etimologicamente significava o deus que presidia ao nascimento. Evoluiu este étimo para também significar talento e mérito.
Actualmente, resultado de uma democracite doentia, adquiriu um novo significado: génio pode ser qualquer mentecapto com um mínimo de poder decisivo (muito presentes na administração pública, mas também invasivos na “ privada“) que à conta de “ sábias tomadas de postura“ podem mandar p’ró cacete o que e quem quer que lhes apeteça.
Proliferam, endemicamente, nos centros de decisão, sendo particularmente activos nas “cobranças“.
Ainda tarda a descoberta (encoberta) de um antídoto para esta pandemia.
Se eu mandasse iam todos “dar banho ó cão“ …

Graxa
Pó de fuligem ou de outras substâncias corantes, misturado com gordura para dar lustre ao cabedal.
Perceberam ou é preciso fazer o “ boneco “?

Sem comentários: