quinta-feira, 11 de outubro de 2007

HORTA DO OURIVES

foto T.P.
Talvez a mais bizarra das platibandas decoradas com estuque (massa) existentes no Algarve, a “Casa das Figuras”, em Faro, apresenta sobre o fundo caiado figuras de grandes proporções pintadas a azul. Dois “monstros” marinhos semelhantes mas não iguais ocupam a parte central, encimados por um torso que faz lembrar as figuras de proa dos barcos (se bem que essas costumam ser femininas) e emolduradas por outras figuras mitológicas recortando o conjunto.

“...foi habitada nos meados do século XVIII pelo Desembargador Veríssimo Mendonça Manuel.
O solar apresenta características da Arquitectura Chã, com dois pisos, beirado saliente e telhado de tesoura. O andar nobre ostenta quatro janelas de sacada com gradeamentos de ferro forjado.
Anexa a esta casa, o referido desembargador mandou construir, em 1740, uma capela particular dedicada ao Senhor do Bonfim, com sepultura privativa, hoje depositada no Museu Arqueológico Infante D. Henrique, em Faro.
...
Pertencente a esta quinta destaca-se, no lado oposto da entrada, um armazém agrícola, vulgarmente conhecido por “Casa das Figuras”, cuja fachada é valorizada por exuberantes trabalhos de massa, dos meados do século XVIII:”

In Faro Edificações Notáveis de Francisco I. C. Lameira

Sem comentários: