quarta-feira, 10 de agosto de 2011

QUARTEIRA ANOS 30

Nos anos 30 do século passado, o núcleo urbano de Quarteira desenvolvia-se ao longo de um eixo estruturante, a antiga Estrada Municipal 527-2.
Com início um pouco a seguir ao Cemitério, este eixo desenvolvia-se ao longo do seguinte trajecto, conforme a actual toponímia: Rua 25 de Abril, Largo Pedro Alvares Cabral, Rua da Srª da Conceição, Rua Engº Duarte Pacheco e Rua Vasco da Gama. No final da Rua Vasco da Gama o trajecto bifurcava-se pelo Largo das Cortes Reais e pela Rua Bartolomeu Dias, ambas dando acesso ao Largo do Mercado.
“Mas, acima de tudo, Quarteira tem condições excepcionais de ser no Algarve, das estâncias balneares, a mais concorrida.
Se já o é hoje de facto, porque assim o atesta a sua larga concorrência de banhistas nos mêses de Agosto, Setembro e Outubro, que não tem igual em qualquer outra praia, sê-lo-há de direito quando, dentro em breve, a C.I. e Turismo de Loulé realizar as obras que com mão sábia delineou.
Um bairro de banhistas construído debaixo de um plano arquitectónico, um casino modelar com seus courts de tennis, olhando de frente a amplidão azul do oceano onde as velas brancas alvejam, e ao pôr do sol as fitas de fumo dos galeões que procuram no mar a sorte que arredia põe-se queda de extasiante, tudo conjugará para que a Quarteira se possa então chamar un petit centre cosmopolite…”

in “ Portugal Ilustrado”.
(data desconhecida)

João Pedroso

Sem comentários: