terça-feira, 24 de novembro de 2009

ÀS 4ªs É DIA DE FEIRA


Com séculos de existência, as feiras e mercados fazem parte da nossa identidade, do nosso ser colectivo, são sem dúvida uma expressão fortíssima da nossa cultura. No início de cada ano é um prazer comprar o "Borda d`Água" e ficar a saber a que dias acontecem por todo o país... e na nossa terra.
Este modo diferente é uma riquíssima paleta de cores, sabores e odores, um sabor genuíno, momento de encontro, vizinhos, fregueses e todos os outros, comprando, vendendo, regateando... construindo e afirmando uma parte da nossa identidade.
Desde sempre, aqui e em qualquer lugar do mundo, os mercados e feiras tradicionais instalaram-se nos lugares centrais das aldeias, vilas e cidades, por uma razão: são eventos de proximidade.
Hoje, tal como no passado, suportam uma complexa matriz de factores sociais, económicos e culturais, com forte impacte onde ocorrem.
Sendo os embriões dos modernos centros comerciais, destes se distinguem por vários factores, destacando aqui novamente a questão da proximidade.
Diferente de ir a um evento é que esse evento se desloque até nós.
Lisboa (Feira da Ladra, Feira do Relógio,...), Paris (em frente ao Palácio da Justiça, na Porta de Versalhes,...), Madrid (El Rastro), Londres (King`s Cross), Hong Kong (Stanley Market)... orgulham-se dos seus mercados e feiras, sempre presentes bem no centro da cidade. Organizados, disciplinados, acessíveis.
Muito para além de serem apenas um lugar de trocas comerciais, conquistaram uma tal relevância que passaram a integrar os roteiros e circuitos turísticos, valorizando e promovendo, nacional e internacionalmente, as vilas e cidades onde ocorrem.
Constituem muitas vezes o maior veículo de promoção de determinadas localidades.
Pela sua grande capacidade atractiva, contribuem de uma modo particular para a dinamização da economia local, considerando a quantidade de visitantes que acorrem nos dias de mercado.
Às 4ªs feiras, Quarteira vai deixar de ter feira na cidade. Vai ser deslocalizada para a Fonte Santa, quebrando-se assim aquele elo fundamental, a proximidade.
Quarteira vai perder mais um pouco da sua alma.
Alguém decidiu assim... pessoalmente discordo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo com o post.Também lamento esta decisão que não é inesperada vindo de quem vem.Até onde será possível continuar a roubar ao povo a sua alma, os seus espaços de convívio,e tudo em nome do lucro egoísta de uns quantos?