quarta-feira, 28 de julho de 2010

ATÉ QUE A RETOMA NOS SEPARE

Portugal e Espanha estão de braço dado, até na Vivo.
Seja por causa da globalização, do mercado único, do euro, das águas do Douro, do Tejo e do Guadiana, ou por tudo isto e mais a crise.
Se a dor de cabeça de um é o galope da dívida do Estado, no outro a enxaqueca vem em tijolos e cimento.
Se um tem os desempregados mais mal pagos da Zona Euro o outro tem um exército produtivo de reserva de 4.6 milhões de pessoas.
Se Portugal não está em condições de apoiar a retoma das exportações espanholas, Espanha também não está nada virada para o made in Portugal.
No fim, os dois foram acumulando dívidas ao longo dos anos para conseguirem levar a “vidinha”.
Este paralelismo também chega ao desempenho da bolsa. Os dois principais índices de acções, o PSI20 e o IBEX, têm tido uma desgraça sintonizada, perderam mais de 30% desde meados de 2008.
E ainda há um pormenor interessante. Até 2009 a volatilidade do PSI20 foi superior à do IBEX. No último ano e meio, ao contrário, o índice espanhol foi menos estável – o que significa ser um investimento mais arriscado. Isto pode significar que a situação crítica de Espanha foi mais surpreendente para quem faz o mercado e era bom que pudesse significar expectativas um pouco menos negativas para a economia portuguesa.
Neste caso, seria a retoma a separar o que a crise uniu fortemente.

Luis Rosa

sexta-feira, 2 de julho de 2010

CILA E DIDIER PIRES





Já abriu ao público a nova oficina de Artes Plásticas da Cila Pires e do José Machado Pires, também conhecido por Didier. Vários clientes do Atelier Pedroso têm obras do Didier que criou, durante vários anos, as nossas “prendas de Natal” . Agora em Vale Judeu, podem ser apreciadas cerâmicas, pintura, tecelagem e escultura, frutos de um trabalho que desenvolvem há mais de 20 anos com grande qualidade, humildade e simpatia.

NELSON MANDELA BAY


O estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth é o terceiro estádio projectado pelo grupo gmp Architekten para o Mundial da África do Sul. Com capacidade para 48.000 espectadores, dotará a cidade, nos subúrbios da qual foi construído, de uma infraestrutura desportiva de grande capacidade para usufruto dos clubes e associações locais. A forma biométrica da cobertura, em telas brancas, assente numa “passarela”de pilares, protege o campo e as bancadas do clima instável da região. A construção deste estádio motivou um sentimento de orgulho nacional, ao envolver artistas que dispuseram de 700 m da fachada norte para mostrar com arte tradicional e contemporânea africana.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

D.L. 26/2010 - ALTERAÇÃO AO 555

Entrou esta semana em vigor uma nova alteração ao Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, o D.Lei nº 26/2010 de 30 de Março.