quarta-feira, 22 de julho de 2009

CRITÉRIOS

Atravessamos anos telúricos para o sistema bancário, muitas instituições mudaram de natureza, outras simplesmente desapareceram, uma boa parte anda de mão estendida para o Estado.
Por isso é curioso ver o ranking bancário do The Banker relativo a 2008.
Para The Banker o top 10 é liderado pelo JP Morgan (activo de 2175052 milhões USD) e é composto por 4 bancos americanos, 2 ingleses, um japonês, um francês, um chinês e um espanhol (Santander CH). Entre os bancos portugueses a posição 122 é do BCP e a 127 da CGD.
O resultado é muito diferente se a hierarquia for o volume de activos. Por exemplo, o 2º maior banco em termos de activos é o Deutsch Bank que está na 21ª posição no ranking geral.
Banco - ranking - Activo (m) - Lucro (m)
Royal Bank of Scotland-4 -4229813- 59
Deutsch Bank -21 -2065306- 7
CGD -127 -154572 -921
Neste período conturbado há duas coisas que, ao contrário do que se deveria esperar, não parecem ter nada a ver com a dimensão dos bancos: os lucros e os critérios adoptados pelo The Banker para os hierarquizar. Há um bonito conjunto de perdas entre os bancos que ocupam os primeiros lugares do ranking. Por exemplo, o maior banco em termos de activos é o RBS que está na posição 4 do ranking mas teve 59 milhões de perdas em 2008.
Critérios …

Luis Rosa

sexta-feira, 17 de julho de 2009

OS INVESTIMENTOS TURÍSTICOS, A COMUNICAÇÃO SOCIAL E A POLÍTICA

foto L.R.
O Grupo Pestana informou em comunicado, que deixará de gerir o Ilhéu das Rolas Resort, em São Tomé e Príncipe, a partir de 1 de Novembro.
“... o recorrente aproveitamento político das normais relações entre a unidade hoteleira e os habitantes do Ilhéu das Rolas, sempre que ocorrem eleições em S. Tomé e Príncipe..." "...com recurso a informações falsas e ofensivas do bom nome do Grupo, internacionalmente veiculadas através da manipulação de alguma comunicação social, nomeadamente de origem portuguesa com representação em S. Tomé e Príncipe, situação que o Grupo não pode tolerar mais..."
"...O Grupo Pestana, como maior investidor no sector do turismo em S. Tomé e Príncipe, lamenta não lhe restar outra alternativa a esta drástica decisão, que foi longa e maduramente pensada, bem como eventuais efeitos negativos que ela possa ter não só para os seus colaboradores actuais (cujos interesses iremos procurar acautelar), para a população residente no ilhéu, nomeadamente aqueles que, pretendendo melhoras as suas condições de vida e dos seus filhos, ambicionavam deslocar-se para outros pontos do País, bem como para a população de Porto Alegre".

terça-feira, 7 de julho de 2009

O DL 73/73 FOI P`RÓ BÉ LÉ LÉU

O “velhinho“ Decreto nº 73/73 foi revogado pela Lei 31/2009.
Após décadas de discussão, parece que ficam mais claras as regras para o exercício das várias disciplinas nas áreas de arquitectura e engenharia.
Vemos definidos os conceitos de assistência técnica, autor de projecto, coordenador de projecto, etc.
Ficamos a aguardar que a Ordem dos Arquitectos, a Ordem dos Engenheiros e a Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos e, quando se justifique, outras associações públicas profissionais, no uso de poder regulamentar próprio, procedam à definição das qualificações específicas adequadas à elaboração de projectos, à direcção de obra e à fiscalização de obra.
Os técnicos responsáveis pela coordenação, elaboração e subscrição de projectos, pela fiscalização de obras públicas e particulares, estão obrigados a celebrar contrato de seguro de responsabilidade civil extracontratual, destinado a garantir o ressarcimento dos danos causados a terceiros por actos ou omissões negligentes, nos termos da legislação em vigor.
Aguarda-se a publicação da portaria que defina as características deste seguro.
É também definido um regime transitório para os técnicos sem formação superior mas que acumularam experiência e saber nestas áreas.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

QUARTEIRA IN CIDADES CRIATIVAS


No próximo dia 7 de Julho terá lugar em Lisboa, uma conferência para o lançamento da “Rede Internacional de Cidades Criativas“. O evento promovido pela CCDR-LVT, o programa Austin-Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa, realiza-se no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
Para debater o tema da criatividade foram convidados, entre outros, a Plataforma das Indústrias Criativas da AML, a Parque Expo e o Concurso de Escolas Cidades Criativas.
No âmbito do Concurso de Escolas Criativas, o concelho de Loulé ver-se-á representado pelo grupo Kuartalive, da Escola Laura Ayres.