quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PORTARIA 1532/2008 - SCIE

Foi hoje publicado em Diário da República o novo Regulamento Técnico de Segurança contra
Incêndio em Edifícios (SCIE).
Manda o governo que projectistas e técnicos avaliadores conheçam e apliquem o constante nos (meros) 323 artigos da referida Portaria até 5ª feira, data da sua entrada em vigor.

MARIA VAI-TE COM AS OUTRAS

No futuro a pesquisa e a análise económica vão voltar muitas vezes ao ano que terminou.
Mas as áreas da psicologia têm também muitos condimentos apetecíveis.
Keynes, o economista inglês que identificou as pistas para sair do afundamento de 1930, disse que o banqueiro sólido não é aquele que prevê o perigo e o evita mas aquele que vai à falência de um modo convencional, em consonância com os seus pares. O grave não é falhar, o grave é falhar sozinho.
Isto entra na esfera do " herd behaviour ", os fenómenos que privilegiam a opinião da maioria ou grupo de referência.
Pense-se o seguinte: ao meio dia chega um cliente a um local que tem dois restaurantes que desconhece por completo e são aparentemente equivalentes. Escolhe, ao acaso, o restaurante da direita. Vem de seguida outro cliente que não tendo também nenhum critério de escolha utiliza o único factor objectivo que é seguir a escolha do primeiro cliente pelo restaurante da direita. No fim, seguindo este processo de decisão, haverá um restaurante cheio e outro vazio.
Em relação a 2008 não estamos a falar de restaurantes. Estamos a falar de um pensamento maioritário que abafou durante anos as poucas vozes que iam em sentido contrário. Em primeiro plano está o Fed de Alan Greenspan, que foi incapaz de retirar o champanhe das taças no meio da festa. Em vez disso providenciou Moet & Chandon a preços módicos, depois de 2001.
O arauto da desgraça (Mr Doom) dos últimos anos e actualmente em grande popularidade é Roubini, um irano-israelita nascido em Istambul. Este economista, que vive em Nova Iorque, fez em 2006 a identificação dos grandes riscos dos EUA - que se verificou serem também tóxicos para todo o Mundo. Desde logo os défices externo e de Estado que mostram como os EUA viveram à custa do resto do Mundo, e a gigantesca bolha imobiliária que funcionou como poço sem fundo de sacar dinheiro.
Roubini não antecipou que iria desaparecer a banca de investimentos americana nem que haveria de explodir um esquema de tipo D. Branca de 50 biliões de dólares porque não é bruxo. Identificou simplesmente os grandes traços que não eram sustentáveis porque sabe do que fala e falou.
Por essa altura estes discursos foram ouvidos com desdém pelo pensamento dominante em Washington e em Wall Street e rapidamente apareciam explicações definitivas que autorizavam a continuação da festa. Uma, com certa graça, era a que dizia que os EUA deviam tanto dinheiro ao Mundo porque o Mundo lhes queria emprestar. Numa abordagem contabilística o problema do défice externo americano era o problema do excedente dos outros países.
Como se vê se uma parte disto é economia outra parte tem a ver com o comportamento humano. Tem a ver, nomeadamente, com a nossa tendência de agir em rebanho por ser muito mais fácil do que pensar pela nossa cabeça.


Luis Rosa

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

R.E.N. PORTARIA 1356

Ficam definidas as normas de viabilização de usos e acções nas áreas da Reserva Ecológica Nacional.

NOVO UNIFORME DAS P.M.E. PORTUGUESAS



BIRDWATCHING



O Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Birds & Nature estabeleceram um contrato de parceria visando organizar, divulgar, promover e implementar um programa de Cursos de Observação de Aves em Áreas Protegidas, no Algarve será no Sapal de Castro Marim. Os cursos de observação de aves, terão uma parte prática e uma teórica, existindo ainda diversas acções para vários tipos de público, desde observação de aves para iniciados, até ilustração e fotografia de aves. Em cada curso será incluída uma secção relativa à conservação da natureza e à biodiversidade, numa perspectiva prática.
Os cursos são abertos ao público em geral, limitados a 20 participantes.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

PRÉMIO PESSOA 2008

O arquitecto João Luís Carrilho da Graça é o vencedor do Prémio Pessoa 2008.

O jornal Expresso que instituiu o prémio em 1987 para distinguir personalidades que marcam a arte, as letra e as ciências, justifica a escolha deste ano com o comunicado, «Carrilho da Graça tem desenvolvido, ao longo de 30 anos, uma actividade profissional com grande rigor e coerência, criando uma linguagem própria que adequa a cada situação específica», refere ainda alguns dos projectos que se destacam na vasta obra do arquitecto português, como são os casos da Escola Superior de Comunicação Social e o Pavilhão Conhecimento dos Mares (ambos em Lisboa), a Igreja de S. Paulo (Macau), o Mosteiro Flor da Rosa (Crato), o Convento de Jesus (Setúbal), o Convento de São Francisco (Coimbra), recuperação do Museu do Oriente (Lisboa) da Escola Superior de Música de Lisboa, da Igreja de Santo António (Portalegre) e do complexo de Auditórios de Música em Poitiers, França.
O prémio é constituído por um diploma e por um montante em dinheiro que subiu este ano de 50 mil para 60 mil euros.