quarta-feira, 30 de abril de 2008

DALAI LAMA

Perguntaram ao Dalai Lama

"O que mais o surpreende na Humanidade?"

E ele respondeu:

"Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."

Tamanha sabedoria inspirou-nos. Voltamos 2ª feira.

REPETIRAM A PUBLICAÇÃO ?

No dia 18 de Abril foi publicada em Diário da República II série a Portaria 465/2008 sobre a classificação dos empreendimentos turísticos, a que fizemos referência num post desse dia.

EM 28 de Abril é publicada em D.R. I série a Portaria 326/2008, sobre o mesmo assunto.

Analisando artigo a artigo, anexo a anexo, as duas portarias, não conseguimos detectar diferenças, incluindo a data de aprovação que é de 11 de Abril.

Mistério!

SITE METER

Não resisti a publicar o gráfico das visitas ao blog, por paises, durante o dia de ontem.

terça-feira, 29 de abril de 2008

segunda-feira, 28 de abril de 2008

DIA MUNDIAL DO DESIGN

foto T.P.
Em 1919 o arquitecto alemão Walter Gropius fundou a Bauhaus, a primeira escola de design.
No programa da escola lia-se: “É nossa intenção formar um novo tipo de artista criador, capaz de compreender qualquer espécie de necessidade: não porque seja um prodígio, mas porque é capaz de abordar as necessidades humanas segundo um método exacto. Desejamos torná-lo consciente do seu poder criador, ousado frente aos factos novos e independente, no seu próprio trabalho, de qualquer espécie de fórmula.”

O design pretendia colocar os artistas ao serviço das pessoas, crindo objectos para uso quotidiano e não apenas peças únicas e inacessíveis à maioria das pessoas.
Um designer é aquele que cria formas que sejam:
- funcionais
- despojadas de elementos acessórios
- com qualidade
- acessiveis à maioria das pessoas
- esteticamente agradáveis

O ovo costuma ser apontado como um exemplo da natureza que reúne estes princípios.
Não confundir design com estilismo.
O estilismo procura dar um aspecto de actualidade ou de moda a um objecto, aposta mais na fantasia, no aspecto escultórico procurando dar uma aparência de acordo com as últimas tendências. O aspecto da economia e da funcionalidade não são fundamentais.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

EMPREENDIMENTO TURÍSTICO- ARMAÇÃO DE PÊRA



2 0 0 6
O local de intervenção constitui um momento particular da evolução urbana de Armação de Pêra.
Trata-se de um território com aproximadamente 5.8 ha, inculto, sem elementos orográficos relevantes, confinante a Poente com as “ traseiras “ do limite urbano existente, e a Nascente com a Ribeira de Alcantarilha, cujas margens urge tratar com dignidade, como, aliás, é tradição de qualquer assentamento urbano mediterrânico: basta lembrar os exemplos de Tavira, Vila Real de Santo António, ...Silves no passado ..., para citar situações no Algarve.
Trata-se assim de um território residual, quase que “esquecido“, vocacionado para uma ocupação urbanística, que deve contribuir para ordenar, qualificar e consolidar a malha urbana existente.
A proposta foi elaborada com base nos seguintes critérios e conceitos urbanísticos:
a área de intervenção constitui um território vocacionado para a ocupação urbanística, com características excepcionais para a instalação de empreendimentos turísticos e usos habitacionais;
constitui um “momento“ da história da evolução da urbe: a sua particularidade reside em ser um espaço de consolidação da malha existente, espaço aqui também entendido como “oportunidade“ para contribuir objectivamente para o aumento da qualidade urbanística do existente;
este entendimento de “oportunidade“ conduziu à criação de amplos espaços de usufruto público, com a criação de extensos percursos pedonais de acesso à praia; pretende-se assim criar condições para a melhoria, qualitativa, paisagística e ambiental deste também “último“ episódio da evolução da cidade.
Os edifícios projectados, um Hotel e um Aparthotel - totalizando uma área de construção de aproximadamente 29 000 m2 - estão envolvidos por amplos espaços de usufruto público, que integram grandes zonas verdes, lagos e reconversão das margens da ribeira.
O aparthotel totaliza 5 pisos e o edifício do hotel, a sul, tem apenas 2 pisos.
A intervenção urbanística proposta constitui indubitavelmente uma mais valia para as condições de vida dos residentes e visitantes, bem como um forte contributo para a atractibilidade de Armação de Pêra.

PORTARIA 465/2008

Na sequência do Decreto Lei 39/2008, entra hoje em vigor a Portaria que estabelece os requisitos específicos para a instalação e funcionamento dos empreendimentos turísticos, em cada uma das categorias, de uma a cinco estrelas.

Os anexos a esta portaria estão divididos por três tipos de estabelecimentos:

- Estabelecimentos hoteleiros;
- Aldeamentos turísticos;
- Apartamentos turísticos.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

DIA MUNDIAL DOS MONUMENTOS



As ruínas do Cerro da Vila em Quarteira -Vilamoura são dos poucos locais com estas características que se encontram abertos para visitas ao público.
Os vestigios mais antigos correspondem a uma villa rústica romana, rodeada de campos férteis e abastecida de água a partir de uma barragem construída a 2 Km de distância. Construída na primeira metade do século I d.C c sua localização favoreceu o aproveitamento dos recursos marítimos e o tráfico de mercadorias, atestado pela existência de um porto.
Visíveis no perímetro da estação são uma casa pequena, que terá servido de hospedaria, um balneário, tanques de salga, tanques de tinturaria, troços de canalização e um templo funerário com "columbarium" (nichos nas paredes para colocação de urnas).
A água seria um elemento omnipresente por todo o lado, jorrando das bicas e das estátuas para o lago do jardim, espaço central em torno do qual toda a casa se desenvolvia: uma grande sala de recepção e de refeições de Verão, os quartos , a cozinha, as áreas de serviços, que incluíam um cryptoporticum. As paredes eram revestidas com estuques pintados a fresco, com cores garridas e motivos florais e geométricos. O pavimento era decorado com mosaicos multicolores. As esculturas de deuses e homens decoravam os espaços interiores, harmonizando um conjunto fantástico de cor e recorte de pedra.
Esta estação foi na fase final um pequeno aglomerado portuário, com duas torres edificadas a sul da primitiva villa. A torre sudoeste, estruturada com um pequeno criptpórtico para armazenamento de víveres, poderá ter sido uma torre-farol e torre-vigia, situando-se junto ao porto que na altura ali existia.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

ARQUIMEDES

"Brincar é condição fundamental para ser sério"

Arquimedes
Cientista, fisico, matemático

terça-feira, 15 de abril de 2008

LÁPIS

Em memória dos tempos em que se desenhava à mão, a lápis e se finalizava a tinta da china. Ambientes em que a linguagem usada não referia palavras como P.C. nem software mas, estirador, borracha, caneta Rottring, lâminas, papel vegetal, heliocopiadora, escantilhão, afia minas, decalques, máquina de escrever, papel selado, régua em T, lacre, x acto, compasso, transferidor, Neufert, etc.
Coisas do século passado.

MORADIA EM VILAMOURA


1 9 9 2
Casa com 3 pisos (cave, rés do chão e 1º andar) implantada num lote de configuração triangular.
O piso térreo contém: hall, quarto com casa de banho privativa, instalação sanitária de apoio, cozinha e sala.
O 1º andar é composto por 3 quartos e duas casas de banho.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

PORQUE HOJE É (quase) SÁBADO -1


SEGURANÇA


Entrou em casa, depois de mais um dia de trabalho, chuvoso, a corrente de ar ao abrir a porta apaga o lume do fogão onde a filha mais velha aquecia o leite para os cereais. De repende o vento investe rasgando o toldo que num ápice fica em tiras que chicoteiam a janela partindo o vidro deixando o caminho livre para a chuva entrar. A tempestade provoca o corte de energia e ouve-se a avó na casa de banho a esbarrar contra a porta sem ver nada. O filho mais novo corre para ajudar mas a velocidade é interrompida ao pisar o tapete que desliza corredor fora, só parando o puto de rabo no chão contra a porta ao fundo. Entretando o cão ladra vigorosamente no meio da confusão.

Quando se fala de segurança numa casa, o pensamento salta quase sempre para o cenário de assaltos sendo que o maior perigo para os habitantes não seja este mas os acidentes que acontecem no interior e que podem, muitas vezes, ser evitados. Os métodos de protecção para as crianças já começam em muito a ser conhecidos e utilizados.
Hoje em dia já existem muitos sistemas no mercado que ajudam a evitar ou a minimizar muitos dos perigos caseiros, sistemas esses que podem ser implementados em fase de projecto/obra ou em casas existentes.
Chek up de segurança:
Risco de incêndio
-retirar da proximidade de uma fonte de calor (lareira, fogão, aquecedor, velas, quadro eléctrico, etc) tecidos, madeiras, cortiças e outros materiais facilmente inflamáveis.
-Instalar, detectores de incêndio nos tectos das zonas de risco.
-Ter em casa um extintor
-Ter na cozinha uma manta igni-fuga, que até não é cara.
-Instalar uma porta corta-fogo na cozinha
-Instalar um estabilizador de energia eléctrica para em caso de descargas de corrente mais fortes não haver risco de “rebentar” com os aparelhos eléctricos
Risco de quedas (atingem principalmente crianças e idosos)
-escadas protegidas com portão
-degraus anti derrapantes, pode ser feito no material do degrau ou aplicando uma fita auto colante
-barras de apoio na banheira (semelhantes às que se usam nas casas de banho para deficientes) -Iluminação de presença nos compartimentos interiores, corredores e escadas
-redes finas de borracha sob os tapetes para não escorregarem
-retirar os fios eléctricos que por vezes atravessam o chão
Outros riscos
-instalar detectores de fuga de gás, colocá-los ao nível do rodapé. Estes pequenos aprelhos dão um sinal de alerta e ao estarem ligados à rede cortam o abastecimento do mesmo.
-Nos toldos de lona instalar um sistema que detecta a velocidade do vento e que a partir de certo grau recolhe automaticamente o toldo. O mesmo se aplica aos estores que de forma automática são fechados.
-As fugas de água ou rebentamento de canos, também podem ser minimizadas com um detector
Tremor de terra
-Retirar das paredes junto das camas objectos pesados como quadros, móveis de tectos, prateleiras
-Não colocar cadeiras ou sofás debaixo de candeeiros de tecto pesados.

Em caso de acidente, activar um plano de emergência enquanto aguarda o 112.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

AVISO À NAVEGAÇÃO


O post de ontem serviu apenas para cumprir a tradição do dia das mentiras!

terça-feira, 1 de abril de 2008

APROVAÇÃO TÁCITA

No âmbito do processo de simplificação administrativa, o governo anunciou que todos os processos de licenciamento pendentes nas autarquias e cujos prazos de deliberação tenham ultrapassado os limites estabelecidos na lei, serão abrangidos por um regime de excepção que conduz directamente à sua aprovação tácita, bastando para o efeito um simples requerimento do interessado.
Aguarda-se para os próximos dias a publicação desta disposição legal.