quarta-feira, 31 de outubro de 2007

BRUXEDOS

(foto de Jorge Roque)
Para quem está a pensar fazer ponte e não onde ir passar o dia das bruxas, aqui fica uma sugestão:
Que tal uma viagem ao Castelo do Drácula?
O castelo situa-se em Brasov na Roménia, foi construído em 1212 e ficou famoso por nele ter vivido Vlad Tepes Drácula no séc. XV.
O herdeiro e actual proprietário é o arquitecto Domenico de Habsburgo.

O castelo encontra-se à venda por cento e muitos milhões de euros (para os mais empenhados).

1ª CONFERÊNCIA SOBRE EDIFÍCIOS INTELIGENTES

A realizar pela Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve a 25 de Janeiro de 2008.
Nesta conferência, que conta com conferencistas convidados com reconhecimento internacional na área, serão abordados os temas mais recentes relacionados com a edificação, nomeadamente:

-Conforto térmico dos edifícios;
- Energias renováveis em edifícios;
- Gestão energética;
- Arquitectura bioclimática.

Envio de resumos até ao dia 20 de Novembro de 2007.
Inscrição até ao dia 1 de Janeiro de 2008.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

PETER NOLSEN E O NÚMERO DE OURO

foto A.P.

Pintor, poeta, filósofo, músico (quem se lembra dos Wallace Collection?), amigo.
Vive há 15 anos em Quarteira, enchendo espaços de cores e linhas, inspirando bondade e harmonia.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

PLATÃO

"A penalização por não participares na política,
é acabares a ser governado pelos teus inferiores. "
Platão
Não resisti a publicar esta citação enviada por uma das listas candidatas aos órgãos da Ordem dos Arquitectos.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

PRÉMIO DE ARQUITECTURA E URBANISMO, EM LOULÉ

A Câmara Municipal de Loulé decidiu criar um prémio de Arquitectura e Urbanismo, tendo sido hoje publicado em Diário da República o respectivo Regulamento. Leiam com atenção e, se assim o entenderem, concorram... 500 euritos até dão jeito.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

I HAVE A DREAM




Há muito tempo atrás sonhei que Quarteira deveria ter um Centro Náutico. Terra de homens do mar, terra de campeões do mundo na arte da pesca, terra de uma juventude que vai vendo as suas raízes diluídas no tempo e na destruição das memórias colectivas.
Falei com os homens do mar, com aqueles que andam no mar. Visitei as instalações (quase indignas) do Clube Náutico e de Pesca Desportiva de Quarteira... e tenho um sonho: que um dia Quarteira tenha um Centro de Actividades Náuticas à altura das suas gentes.
E não esqueçamos: o Protal já o permite e vem aí um concurso de ideias para a requalifacação urbanística de toda a frente de mar entre Quarteira e Vilamoura.

Haja sorte.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

ARQUITECTURA NAS ESCOLAS

Integrada nas comemorações do Dia Mundial da Arquitectura está patente a Exposição Arquitectura nas Escolas contendo trabalhos de crianças e jovens sobre os seguintes temas: desenhos sobre a história dos Três Porquinhos e do Lobo Mau, inspirados no poema "A Casa", de Vinicius de Moraes e "a Cidade Ideal".

Até 31 Outubro Exposição Arquitectura nas Escolas
Museu Municipal de Faro Largo Afonso III, 14 (No interior da cidade velha, nas traseiras da Sé)

HORTA DO OURIVES

foto T.P.
Talvez a mais bizarra das platibandas decoradas com estuque (massa) existentes no Algarve, a “Casa das Figuras”, em Faro, apresenta sobre o fundo caiado figuras de grandes proporções pintadas a azul. Dois “monstros” marinhos semelhantes mas não iguais ocupam a parte central, encimados por um torso que faz lembrar as figuras de proa dos barcos (se bem que essas costumam ser femininas) e emolduradas por outras figuras mitológicas recortando o conjunto.

“...foi habitada nos meados do século XVIII pelo Desembargador Veríssimo Mendonça Manuel.
O solar apresenta características da Arquitectura Chã, com dois pisos, beirado saliente e telhado de tesoura. O andar nobre ostenta quatro janelas de sacada com gradeamentos de ferro forjado.
Anexa a esta casa, o referido desembargador mandou construir, em 1740, uma capela particular dedicada ao Senhor do Bonfim, com sepultura privativa, hoje depositada no Museu Arqueológico Infante D. Henrique, em Faro.
...
Pertencente a esta quinta destaca-se, no lado oposto da entrada, um armazém agrícola, vulgarmente conhecido por “Casa das Figuras”, cuja fachada é valorizada por exuberantes trabalhos de massa, dos meados do século XVIII:”

In Faro Edificações Notáveis de Francisco I. C. Lameira

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

SANTO(s) OFÍCIO(s)

Há algum tempo atrás apresentámos o projecto para a instalação de um cabeleireiro, numa loja situada em edifício existente.
Foi aprovado. O “busílis“ veio a seguir, quando recebemos o ofício a pedir os projectos das especialidades e a indicar os condicionamentos que a instalação devia respeitar. Vejamos.

Projectos de especialidades exigidos:
- projecto de estabilidade que inclua projecto de escavação e contenção periférica !!! (explicámos que não queríamos mudar a loja de sítio …);

- projecto acústico (estamos à espera que a malta que vende os secadores de cabelo nos indique quantos decibéis debitam os aparelhos, especificando as diferenças entre secar cabelo a carecas, carapinhas, cabelos clássicos e punks);

- projecto de águas pluviais (esclarecemos que há muitos anos não chovia dentro do prédio porque a construção era de qualidade);

- projecto de telecomunicações (não se entregou porque o proprietário só usa telemóvel).

Vamos aos condicionamentos:
- o exterior deve ser pintado de branco (o dono do prédio fez uma declaração, com assinatura reconhecida, a comprometer-se que não iria mudar a cor do prédio nos próximos anos);

- a telha devia de ser de cor tradicional (falámos com o decorador e ele ainda está a pensar no assunto);

- os vãos deverão ser guarnecidos a cantaria (o dono do prédio que nem pensar, que as cantarias já lá estavam há muitos anos e em muito bom estado).

Simplex …onde andas tu ?
Todas as semelhanças com pessoas, factos ou acontecimentos são pura coincidência, ... desculpem, pura realidade!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

PLANO DE URBANIZAÇÃO DE QUARTEIRA NORTE-NORDESTE


Z
O
N
A
M
E
N
T
O

2 0 0 5

A Câmara Municipal de Loulé, após decisão de mandar anular os PP's para Quarteira, promove um concurso público para a elaboração do Plano de Urbanização de Quarteira Norte-Nordeste. Concorremos e o júri entendeu que a (nossa) " abordagem do território não demonstrava coerência " o que significa que o júri entendeu que não possuíamos um suficiente conhecimento do território.

(Trabalho realizado em parceria com o gabinete de arquitectura paisagista L.O.D.O)


2 0 1 5

Talvez já conheça Quarteira e se tiver paciência para os aturar, talvez concorra...

PLANOS DE PORMENOR DE QUARTEIRA NORTE E NORDESTE


I
D
E
O
G
R
A
M
A








1 9 9 5

A Câmara Municipal de Loulé abre concurso público para a elaboração de três Planos de Pormenor: um para Loulé e dois para Quarteira ( à data designados por PP de Quarteira Norte e PP de Quarteira Nordeste ). Concorremos aos três planos e nos três foi-nos atribuído o 3º Prémio.