sexta-feira, 31 de agosto de 2007

P.M.O.T.'s NA ERA DIGITAL

O Governo decretou hoje a obrigatoriedade de se proceder à transcrição digital georreferenciada dos planos municipais de ordenamento do território.
Terminou assim mais um anacronismo na obtenção e manuseamento de informação...e foi dado mais um passo para a desmontagem dos reininhos da " empatocracia ".

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

P.I.N. +

Porque os designados "custos de contexto" continuam a ser uma autêntica "via crucis" para quem quer investir, o Governo aprovou e foi hoje publicado no Diário da República um novo mecanismo para acelerar a classificação de Projectos de potencial Interesse Nacional com importância estratégica.
Ainda bem...e se alguns "empatocratas" forem para a prateleira ainda melhor!!!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

FESTAS DE VERÃO




M

O

N

S

A

R

A

Z



A composição do cartaz teve por base as memórias do local e as festas às quais se destinava. O recorte das muralhas da Vila, o grafismo peculiar das esculturas do Gil -em xisto preto- e na base uma composição que invoca o cromatismo das tapeçarias tradicionais.

Concurso Público internacional - 1º Prémio

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

PORQUE HOJE É (quase) SÁBADO -1


Na próxima Lua Nova, com máxima visibilidade à meia noite do dia 12 de Agosto, uma chuva de estrelas - as Perseidas - vai iluminar o firmamento. Sendo restos do cometa SWIFT-TUTTLE, foram descritas pela primeira vez por astrónomos chineses do século II.
Assim, é apontar os olhares para Perseus ( nordeste ), perto de Cassiopeia.

Bom fim-de-semana.

CENTRO HISTÓRICO DE LOULÉ


Foi ontem aprovado um Decreto que visa declarar como área crítica de recuperação e reconversão urbanística o centro histórico de Loulé, bem como conceder à Câmara Municipal o direito de preferência nas alienações entre particulares, de terrenos ou edifícios situados nesta área, pelo período de seis anos.
O município passa a dispôr de meios legais que possibilitam a reabilitação e renovação urbana daquela área e inverter o processo de degradação que se tem registado, tendo em vista revitalizar o centro da cidade e criar uma mais valia em termos turísticos.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA: AS TAXAS

Foi hoje publicada a portaria nº 835 / 2007, onde são fixadas as taxas correspondentes aos registos previstos no Sistema Nacional de Certificação Energética e de Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.
- Habitação: 45 Euros / fracção + IVA;
- Serviços: 250 Euros / fracção + IVA.
Toca a pagar!!!

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

PROTAL II

Para o bem e para o mal, foi publicada hoje a RCM 102/2007 relativa ao Protal, aqui.

Bom proveito e bom fim de semana!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

GOLFE DAS NAVALHAS





L

U

D

O









A Quinta das Navalhas localiza-se na zona do Ludo, inserida no Parque Natural da Ria Formosa. Em 2001 fomos contratados, fazendo equipa com o arquitecto paisagista Fausto Nascimento, para conceber um layout que previa apenas a construção de um campo de golfe e de um Hotel. No que se refere à gestão do processo, tínhamos como principais referências dois acontecimentos:
- estar aprovada uma ocupação que previa a construção de 100 lotes urbanos ( alvará 6/91 );
- até 2001, a principal ocupação existente consistia numa lixeira municipal, selada após avultados investimentos vindos, em parte, da União Europeia.
Assim, e ainda que com um alvará válido, os novos promotores alteraram radicalmente a filosofia de ocupação e, em vez de uma ocupação destruidora das potencialidades paisagísticas que o território oferece, pretendiam sim uma ocupação centrada na valorização ambiental por recuperação de um sem número de atributos ecológicos.
Até hoje... e depois digam que é fácil planear por cá!

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

LETRA F- Dicionário Prático de Termos Urbanísticos

Fábula
Tempo recreativo onde na narrativa os acontecimentos imaginários até parecem factos reais.
Do género: “vá descansado que o seu assunto está a ser devidamente tratado…só não sabemos quando“.

Facilidades
Bem etéreo, de natureza transacionável, livre de I.V.A e de outros impostos que são uma chatice.
Tem a sua génese na máxima: “Criar dificuldades para vender facilidades“.

F.A.N.A.N (“Frente de Ataque Nunca Arrear…Nunca“)
De natureza privada mas com fins não lucrativos, este movimento cívico uni-pessoal, dá-lhes na cabeça todos os dias: interessantes os “raids“ demolidores nas sessões públicas…

F.E.D. (… vulgo fedelho)
Fulano eticamente deficiente; anda de braço dado com o D.E.F.

F.E.F ( Fundo de Equilíbrio Financeiro )
Pensando bem, a malta até bem podia candidatar-se a uma verbazita por causa daquelas histórias dos papéis e mais papéis: custos de contexto dizem eles …pois …

Fiscalização
O almoço é a que horas ?

Fundamento técnico
Ora, ora … !!!