terça-feira, 11 de dezembro de 2007

MASDAR

O desenvolvimento do planeta nos actuais moldes irá requerer um aumento de 2 milhões de metros cúbicos de água por dia, 75 milhões de megawatts/hora de energia, produzindo 3,5 milhões de toneladas de resíduos e 300 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano.
Este nível de desenvolvimento não é sustentável.
Nos Emirados Árabes Unidos, está a ser desenvolvido um projecto que se pretende um modelo de cidade ecológica, “The Masdar Developement”. O plano é fruto de uma inovadora cooperação internacional e tem por objectivo criar uma cidade perto de Abu Dhabi com uma área de 6 km2 para uma população de 47 000 habitantes, livre de emissões de carbono e sem recurso ao petróleo. Os projectos foram atribuídos a “Foster + Partners” .As principais fontes de energia são a solar e a eólica, estando os edifícios projectados com uma proximidade tal que permitam criar sombras uns sobre os outros como forma de diminuir o impacto das altas temperaturas que o deserto à volta produz.
Em Janeiro de 2008, Masdar irá acolher a 1ª “World Future Energy Summit”, uma conferência que pretende apresentar caminhos para mudar o rumo ao crescente aquecimento global e à poluição.
Está prevista a inauguração da cidade de Masdar em final de 2009.

4 comentários:

silvia disse...

quero fazer parte desse empreendimento ok, meu nome é silvia meu email akayaka@hotmail.com aguardo respostas

Anónimo disse...

Pois é, aparecem-nos estas coisas e ficamos logo boquiabertos, porque será?
É quase impossível não deixar escapar o comentário "Isto não vai acontecer, é tudo um qualquer jogo de marketing utilizado para nos iludir". Mas não é. Masdar é real e os seus objectivos estão todos ao nosso alcance.
Encontro-me a estudar Energy Efficient and Sustainable Building em Oxford e desde que iniciei já tomei contacto com conceitos e ideias extraordinárias. Felizmente voltei a acreditar que nós arquitectos podemos contibuir para um mundo melhor. Na segunda-feira passada tive uma aula com os consultores envolvidos no projecto Masdar... Fantástico! Tudo, desde a vontade, o conhecimento, o esforço investido...
Espero que Portugal tome como bom exemplo todas estas iniciativas e que de uma vez se mentalize que é necessário fazer alguma coisa para mudar, para seguir um caminho sustentável.
Enfim... Esperemos.

Célia M.

Tuga Discovery disse...

Boa tarde Célia M.

Li e apreciei o seu comentário sobre Masdar. Tenho um projecto em mente já há 2 anos e gostaria de contacta-la para ouvir a sua opiniao.
Agradeço a sua resposta.

Hernâni Martins

Anónimo disse...

Boas vindas a todos.

Adorei esta ideia e pra falar a verdade sou muito favoravel a energia solar e holica pois todos sabemos que estas energias sao pouco utilizadas no mundo. Resta saber se a cidade em construção recebera turistas e dentro deste contexto pessoas comuns tambem poderam morar e desfrutar deste luxo, haja visto que nos parece uma nova Dubai.

Silvio S. R